Joseane Santos - Livros, filmes e séries


Resenha do livro O diário de Anne Frank

Por Joseane Santos dia em Resenhas



Resenha do livro O diário de Anne Frank
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Anne era uma adolescente judia, que viveu no período da Segunda Guerra Mundial. No seu aniversário de 13 anos ela ganhou um caderno que decidiu usar como diário e foi nele que ela registrou todo o período em que ficaram escondidos no sótão de um armazém que pertencia a seu pai.

No dia 9 de julho de 1942, Anne narra em detalhes a ida dela e da sua família para o esconderijo secreto, o anexo, onde ficaram confinados por mais de 2 anos. Além de sua família, seu pai (Otto Frank), sua mãe (Edith Frank) e sua irmã (Margot Frank), também foram abrigados a família Van Daan. No anexo ainda havia espaço para receber mais um morador e no dia 17 de novembro de 1942 ela narra a chegada do último morador do anexo, o dentista Albert Dussel, com quem Anne teve que dividir o quarto. 

Ela conta em detalhes sobre o dia a dia no anexo: a alimentação que com o tempo vai se tornando  precária, os medos dos bombardeios, a dificuldade do relacionamento dela com a mãe, a falta de proximidade da irmã e fala sobre o amor por o pai, por quem Anne era mais apegada. Também narra as dificuldades da convivência com os outros moradores do anexo e principalmente o temor de serem descobertos pelos nazistas.

Em alguns momentos Anne descreve também sua tristeza por está presa sem contato com o mundo lá fora e sua preocupação com os judeus que não tinham onde se esconder. Muitas vezes ela se sentia sozinha, sem amigos para conversar, tendo apenas o seu diário como confidente. 

Esse é um livro que todo mundo deveria ler. Com relato forte, detalhado e sensível de tudo o que os judeus passaram durante a Segunda  Guerra. Anne era uma jovem cheia de sonhos, alegre, inteligente, que amava estudar e queria se tornar uma jornalista. Ela era forte e não perdia a esperança, mesmo em meio a tanto sofrimento e medo, que um dia a guerra ia acabar e ela iria voltar a ser livre e feliz. Infelizmente sabemos que o final dessa história não foi esse!

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES! Acompanhe os últimos vídeos e resenhas sobre livros, filmes e séries que compartilho por aqui! Cadastre-se agora mesmo!
 
 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Olá, deixe seu comentário para Resenha do livro O diário de Anne Frank

Enviando Comentário Fechar :/